Dia do professor

Em minha trajetória de vida passei por muitos dias dos professores (o meu dia). Desde pequena, senti a vocação para o ensino e brincava de escolinha com as minhas primas. Mas, a coisa ficou séria e fui encarregada da recuperação de um vizinho. Sua professora até criticou os pais por escolherem uma menina para o ajudar. Mas, graças a Deus, o Victor passou de ano. Depois, os vizinhos na casa em frente à minha também quiseram que eu desse aulas para ele. Seus pais me chamavam de professorinha e eu ficava toda feliz. Até hoje fico feliz quando me chamam de professora. Nasci para ensinar, para passar conhecimentos e, mesmo não dando mais aulas, a não ser eventualmente na Escola Dominical, meu modo de escrever é didático e penso estar também ensinando com meus livros.

Vejam só as lições que preparava para minhas primas, quando adolescente:

digitalizar0045

digitalizar0043

digitalizar0044

Lembro bem que meu 1º dia do professor ocorreria em 1979. Pela primeira vez era uma professora com carteira assinada. Eu lecionava História em uma escola particular no Parque Edu Chaves, meu bairro de infância. Naquela época, morei com meus pais por necessidades financeiras e precisei trabalhar. Logo no início do ano letivo, uma colega falou: – No dia dos professores você precisará vir de carro porque os alunos nos dão tantos presentes que não conseguimos carregar. Justo eu, ligadinha em presentes… Bem, antes do dia do professor, mudamos de residência e precisei me desligar da escola!!!

Guardo, contudo, lembranças maiores do que presentes, lembranças de turmas atentas, de alunos educados, de participações especiais. Ser professora da Faculdade Teológica Batista de Campinas (1991-2010) foi o ápice de minha carreira. Lecionei por quase 20 anos, diversas disciplinas, para muitas turmas. E, como recordação desses alunos guardo um bilhete de um deles, o Pr. Josimar a quem orientei para seu trabalho de conclusão de curso.

Cartinha do Josimar em sua conclusão do Bacharel em Teologia

Cartinha do Josimar em sua conclusão do Bacharel em Teologia

Por duas vezes fui convidada como patronesse da turma da FTBC: uma em 1998 e a outra em 2001. Minha alegria foi grande, pois esse reconhecimento nos motiva a prosseguir. Guardei os programas de culto dessas colações de grau e um convite (2001).

Programa de culto da Colação de Grau dos formandos 1998

Capa do programa de culto da Colação de Grau dos formandos 1998.

Formatura 1998 3

Formandos: José Itamar, Mário Sérgio, Rodney, Sérgio e Valdir.

Convite Formatura 1998Convite Formatura 1998 2

Formatura FTBC 1998

1ª fileira, da esquerda para direita: Itaci Piton (bibliotecária), Gecy Mary Pereira (coordenadora acadêmica), Átila da Silva (paraninfo), Rute Salviano Almeida (patronesse), Profa. Roseli Zenaro, Profa. Roseli Lazarotti, Profa. Jesuina Miranda da Silva (capelã) e Pr. Natanael Gabriel da Silva (diretor). 2ª fileira, da esquerda para a direita: Prof. Steve Rowe, Prof. Ebenezer Moreno Gomes e Prof. João Carlos Martins. Última fileira, os formandos.

1ª Turma de 2001

Convite de Formatura - Turma 2001

Convite de Formatura – Turma 2001

Programa de culto da colação de grau - Formandos 2001

Programa de culto da colação de grau – Formandos 2001

Dessa turma (2001) tenho uma foto em que aparece alguns desses formandos quando, como aluna, fui colega de turma deles. Apesar do discurso pertencer ao paraninfo, falei algumas palavras na colação de grau e criei uma paráfrase de uma poesia de Tomás a Kempis, como uma oração a Deus por eles.

1ª à esquerda na 1ª fileira: Milton Sanches (Júnior); na fileira do meio, o casal Ricardo e Valéria Pereira e na última fileira a Maria Neusa dos Santos

1º à esquerda na 1ª fileira: Milton Sanches (Júnior); na fileira do meio, o casal Ricardo e Valéria Pereira e na última fileira a Maria Neusa dos Santos.

 

Paráfrase de Tomás de Kempis, por Rute Salviano Almeida

Paráfrase de Tomás de Kempis, por Rute Salviano Almeida

Discurso da Patronesse Rute Salviano Almeida

Discurso da Patronesse Rute Salviano Almeida

 

O Lucas Lima enviou-me alguns fotos da formatura 2001. Nesta ele está com sua patronesse

O Lucas Lima enviou-me alguns fotos da formatura 2001. Nesta ele está comigo. Obrigada Lucas.

 

Formatura FTBC 2001

Fileira de trás, da esquerda para direita, os formandos: João Luís, Leandro, Lucas, Ricardo, Clademilson, Roberto Carlos, Milton (Jr.). Fileira da frente: o diretor Natanael Gabriel da Silva, sua esposa a Profa. Jesuína, capelã da FTBC, a formanda Valéria, o Prof. João Carlos, a coordenadora acadêmica Gecy Mary Pereira, a formanda Neusa Maria e a patronesse Rute Salviano Almeida, atrás o paraninfo Prof. Luis Felipe Mendes do Nascimento.

Como professora da Escola Dominical fui sempre homenageada no dia do professor. Na Igreja Batista do Cambuí, nossa diretora Laura Zechmeister Daciu, presenteia a todos professores com uma lembrança especial e, a cada final de semestre, nos dá chocolates.

1997: lembrança dos alunos da FTBC e, vinte anos depois, 2017, lembrança da Escola Dominical da IBC.

1997: lembrança dos alunos da FTBC e, vinte anos depois, 2017, lembrança da Escola Dominical da IBC.

digitalizar0067 digitalizar0066

 

Com a minha classe de História do Cristianismo, Escola Bíblica Dominical da Igreja Batista do Cambuí, em 2017

Com a minha classe de História do Cristianismo, da Escola Bíblica Dominical IBC,  em 2017.

Um desses dias dos professores, porém, foi mais especial. A Igreja Batista do Cambuí comemorava seus 80 anos e decidiu dedicar a primeira página do boletim às famílias da igreja e fazer alguns destaques. Em 17/10/2010, o destaque foi para o Dia do Professor e lá estávamos nós na capa do boletim. Outra alegria foi que na contra capa foi publicada minha poesia “O Mestre dos mestres”.

1ª fileira acima: da esquerda para direita: Helmuth Silva, Edilene Souza, Joadir Spillari, Pr. Elias Neves de Souza e Adauto Américo; 2ª fileira: Roseli da Silva, Marilene Rodrigues, Camila Dutra, e Daniel da Silva; 3 fileira: Angela Costa, Rute Salviano Almeida, Juciana Volcov e Wânia de Moraes.

1ª fileira de cima para baixo e da esquerda para direita: Helmuth Silva, Edilene Souza, Joadir Spillari, Pr. Elias Neves de Souza e Adauto Américo; 2ª fileira: Roseli da Silva, Marilene Rodrigues, Camila Dutra, e Daniel da Silva; 3 fileira: Angela Costa, Rute Salviano Almeida, Juliana Volcov e Wânia de Moraes.

digitalizar0068

Neste ano de 2010 fui professora da turma “Academia da Alma”, um dos melhores temas que já lecionei. Foi gratificante e os alunos me surpreenderam, no dia do meu aniversário com flores e um cartão carinhoso:

digitalizar0025digitalizar0024

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *