Enciclopédia do Protestantismo

A enciclopédia organizada por Pierre Gisel e com a colaboração de Lucie Kaennel, contém quarenta e oito artigos com sumários correspondentes e aproximadamente 1.370 verbetes voltados para grandes nomes da história protestante – os quais envolvem vários assuntos além da teologia, como política, sociologia e cultura.

Com a junção de mais de trezentos autores na Enciclopédia do Protestantismo, ela aborda não apenas assuntos que são de interesse dos protestantes em geral, para uso interno, mas também apresenta exposição histórica e cultural, para que possa atingir um público mais abrangente, indo além da igreja e questões de fé.

Este livro tem por objetivo propor esclarecimentos acerca do passado com vistas a um presente a ser assumido, sempre em diálogo com as demais tradições e em função de um horizonte comum, cultural e social. Questionando o presente e utilizando a certeza de que não existe memória ou explicação frutífera sobre o passado, explica com uma memória e uma história efetiva.
Aborda desde assuntos como ecologia, o qual fala – entre outros tópicos como ciência e consciência, respeito pela vida e defesa e gestão do meio ambiente – da relação da natureza com a cultura protestante, fazendo referência a várias pessoas renomadas, como Leonardo Da Vinci e Calvino.

Para essa edição em português, foram acrescentados alguns verbetes escritos por autores brasileiros. Somos umas das maiores igrejas evangélicas do mundo, como afirmou Luiz Sayão, em sua apresentação brasileira: “Hoje são cerca de 50 milhões de protestantes e evangélicos no Brasil. Ainda que o quadro religioso nacional seja diversificado, todos esses grupos encontram, de algum modo, sua fonte de inspiração e identidade em alguma referência da Reforma”.

Minha colaboração foi com a criação do verbete sobre João Ferreira de Almeida, o tradutor da Bíblia em português e, entre outros, com os verbetes: América Latina e Exército da Salvação no Brasil.
Enciclopédia

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *