A Bíblia dos pobres

Você sabe o que era a Biblia Pauperum, ou a Bíblia dos pobres, livro ilustrado da Idade Média? Leia o artigo.

Imagem1


– Explicação da figura

No primeiro prato (a), a Anunciação mostra-se prefigurada à esquerda por Eva e a Serpente, e à direita pelo velo de Gideão. Eve recebe a maçã, Gedeão recebe um milagre, e Maria recebe a palavra, e assim concebe a criança. A Virgem Maria é muitas vezes mostrada como a “correção” de Eva – como alguém traz o pecado para o mundo por sua desobediência, o outro traz a cura do pecado (Cristo) por sua virtude (virgindade). O texto acima desta imagem explica que em Gen. 3, Deus diz à serpente que uma mulher vai esmagar sua cabeça, e ele deve esperar por seu calcanhar. Estamos destinados a entender que o calcanhar de Mary fará o esmagamento. À direita, Gideon caiu de joelhos depois de testemunhar o milagre do velo. O texto nos lembra que Gideon, cansado da batalha, pediu um sinal de que ele seria vitorioso e pediu a Deus que dissecasse o solo, mas o velo coberto de orvalho. Na manhã seguinte, Deus deu a Gideon seu milagre (depois que Gideon pediu o reverso, e conseguiu isso também). Isso faz eco ao milagre impossível de Maria, enfatizando o poder que Deus tem no mundo físico. A “prova” de Gideon está no orvalho impossível, assim como a prova do amor de Deus é a gravidez virgem. As duas imagens do OT estão mais conectadas, mostrando duas figuras muito diferentes, no entanto, semelhantes em sua impertinência, Deus desafiando abertamente (para, obviamente, graus diferentes) para conhecer a verdade, ou seja, saber o que Deus conhece. Maria, mostrada de maneira significativa, promete responder a todas as perguntas dos pecadores quando ela dá à luz a verdade incorporada em Cristo.

Além do conteúdo das cenas centrais, outros elementos na página servem para enfatizar a unidade das cenas. Mais uma vez, no prato da Anunciação, os pergaminhos com os anúncios ecoam a forma da serpente, e em cada seção há uma figura auréola (Deus, o Espírito Santo ou um anjo) assistindo ou dirigindo a cena

Os quatro profetas comentam sobre a cena ou seus temas, e o texto suplementar explica as conexões entre as cenas para nós. Em outras placas, as imagens serão ligadas por uma composição similar, motivo comum ou um elemento repetido na paisagem.
digitalizar0010

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *