A Bíblia dos pobres
|Você sabe o que era a Biblia Pauperum, ou a Bíblia dos pobres, livro ilustrado da Idade Média? Leia o artigo.
No primeiro prato (a), a Anunciação mostra-se prefigurada à esquerda por Eva e a Serpente, e à direita pelo velo de Gideão. Eve recebe a maçã, Gedeão recebe um milagre, e Maria recebe a palavra, e assim concebe a criança. A Virgem Maria é muitas vezes mostrada como a “correção” de Eva – como alguém traz o pecado para o mundo por sua desobediência, o outro traz a cura do pecado (Cristo) por sua virtude (virgindade). O texto acima desta imagem explica que em Gen. 3, Deus diz à serpente que uma mulher vai esmagar sua cabeça, e ele deve esperar por seu calcanhar. Estamos destinados a entender que o calcanhar de Mary fará o esmagamento. À direita, Gideon caiu de joelhos depois de testemunhar o milagre do velo. O texto nos lembra que Gideon, cansado da batalha, pediu um sinal de que ele seria vitorioso e pediu a Deus que dissecasse o solo, mas o velo coberto de orvalho. Na manhã seguinte, Deus deu a Gideon seu milagre (depois que Gideon pediu o reverso, e conseguiu isso também). Isso faz eco ao milagre impossível de Maria, enfatizando o poder que Deus tem no mundo físico. A “prova” de Gideon está no orvalho impossível, assim como a prova do amor de Deus é a gravidez virgem. As duas imagens do OT estão mais conectadas, mostrando duas figuras muito diferentes, no entanto, semelhantes em sua impertinência, Deus desafiando abertamente (para, obviamente, graus diferentes) para conhecer a verdade, ou seja, saber o que Deus conhece. Maria, mostrada de maneira significativa, promete responder a todas as perguntas dos pecadores quando ela dá à luz a verdade incorporada em Cristo.
Além do conteúdo das cenas centrais, outros elementos na página servem para enfatizar a unidade das cenas. Mais uma vez, no prato da Anunciação, os pergaminhos com os anúncios ecoam a forma da serpente, e em cada seção há uma figura auréola (Deus, o Espírito Santo ou um anjo) assistindo ou dirigindo a cena
Os quatro profetas comentam sobre a cena ou seus temas, e o texto suplementar explica as conexões entre as cenas para nós. Em outras placas, as imagens serão ligadas por uma composição similar, motivo comum ou um elemento repetido na paisagem.